top of page

Tese de Doutorado

Coletas docentes: uma leitura a/r/tográfica

SILVA, Tharciana Goulart da. Coletas docentes: uma leitura a/r/tográfica. 2022. 338 f. Tese (Doutorado) - Linha de Pesquisa de Ensino de Artes Visuais, Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.

 

RESUMO

Esta pesquisa objetiva realizar uma leitura a/r/tográfica sobre exercícios de coletas e suas relações com a docência em Artes Visuais. A coleta é também uma metafórica para o modo como esta pesquisa é construída. A investigação sobre o trabalho de artistas pesquisadores/as professores/as é articulada aos conceitos de coleção e arquivo, bem como de ordem e classificação. Na reflexão sobre esses temas, os autores Baudrillard (1973), Benjamin (2009), Pomian (1984), e a autora Guasch (2011) são os principais aportes teóricos. Na a/r/tografia, a abordagem metodológica é desenvolvida a partir da reflexão sobre os escritos de Irwin (2016), Springgay, Irwin, Kind (2005) e Irwin e Springgay (2013), que possibilitou desenvolver uma pesquisa entre a teoria e prática artística, e também vislumbrar caminhos para as continuidades e reverberações do que é aqui apresentado. As perguntas tensionadas ao longo do trabalho foram: Coletar
é um ato investigativo? Como os guardados (coleções e arquivos) de artistas pesquisadores/as professores/as ressoam sobre seus exercícios docentes? Quais são as possibilidades que se abrem para pesquisas no Ensino das Artes Visuais a partir de um uma abordagem a/r/tográfica?
Para a reflexão sobre tais questões, durante a investigação, realizaram-se duas coletas de dados: o Projeto Poético Pedagógico Coletas docentes desenvolvido na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e as entrevistas com duas artistas pesquisadoras professoras (Lucimar Bello Frange e Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues) e um artista pesquisador professor (Ronaldo Alexandre de Oliveira). Neste cenário, Paulo Freire (2020, 2021) e John Dewey (19341, 2010) são apontados como referências para pensar a relevância do entendimento sobre experiência e contexto para esta investigação a/r/tográfica. Ao final da pesquisa, percebeu-se que coletas podem ser atos investigativos à medida que impulsionam para novas ações, sejam estas em pesquisas teórico-práticas ou na vida cotidiana. Além disso, percebeu-se que pensar com a a/r/tografia é pensar de modo movente e inquieto, estar atento à potência dos excessos e das aberturas e, assim, realizar uma pesquisa viva.

 

Palavras-chave: A/r/tografia. Artista pesquisador/a professor/a. Coletas. Coleções. Ensino das Artes Visuais.

Coletas docentes: uma leitura a/r/tográfica

Tharciana Goulart da Silva

Dissertação de Mestrado

[entre] imagens transitórias

SILVA, Tharciana Goulart da. [entre] imagens transitórias. 2017. 164 f. Dissertação (Mestrado) - Linha de Pesquisa de Ensino de Artes Visuais, Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.  

 

RESUMO

Esta Dissertação de Mestrado em Artes Visuais apresenta percepções sobre os [entre]espaços da Arte e de seu Ensino. A pesquisa em Arte foi o eixo metodológico empregado para os estudos poéticos e técnicos. Assim, ancorou a busca por refletir sobre como a prática artística pode sustentar a prática docente de sala de aula. A presente Dissertação decorre acerca da figura dual do professor/artista e a respeito da técnica de Antotipia como lugares de [entre]espaços que possibilitam questionamentos em relação ao Ensino das Artes Visuais. As coleções desenvolvidas de insetos, flores e outros seres consistiram-se em uma base conceitual para o estudo do processo criativo e docente, e a técnica de Antotipia foi explorada como suporte expressivo durante esta investigação. Desse modo, além da imersão no processo criativo, foi desenvolvida uma pesquisa na Escola Básica Municipal Vila Santana (Santo Amaro da Imperatriz — SC), a qual possibilitou compreensões sobre a articulação [entre] o ser professor e o ser artista.

 

Palavras-chave: Ensino das Artes Visuais. Professor/Artista. Coleção. Antotipia. Pesquisa em Arte.

[entre] imagens transitórias

Tharciana Goulart da Silva

Publicações

Livros publicados

MACALINI, ESILVA, T. G. [In]classificável. 1. ed. Juazeiro, BA. 2020. v. 1. 84p.

Livros organizados 

LAMPERT, J. (Org.) ; SILVA, T. G. (Org.) . Um estudo sobre os exercícios de Josef Albers: sobre pintura e cor - Catálogo do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke. 1. ed. Florianópolis: Editora UDESC, 2017. v. 1. 170p.

Capítulos de livros publicados

SILVA, T. G. Casulo: processos artísticos e pedagógicos. In: Jociele Lampert. (Org.). Sobre ser artista professor. 1. Ed. Florianópolis: UDESC, 2016, v. 1, p. 51-76.

SILVA, T. G. Procedimentos de coleta na formação docente de Artes Visuais: O Projeto Poético Pedagógico Coletas Docentes. In: Priscila Anversa e Tharciana Goulart da Silva. (Org.). Experiências de estágio em Artes Visuais: diálogos sobre a docência. 1ed.Florianópolis: AAESC, 2021, v. 1, p. 40-58.

SILVA, T. G; SCHMIDLIN, E. Projeto “Ver.be.tes.: educação em tempos de pandemia”: uma experiência no estágio curricular supervisionado. Revista Apotheke, v. 8, p. 114-125, 2022.

Artigos completos publicados em periódicos

JENSEN, J.; SILVA, T. G.; LAMPERT, J. A contribuição do diário de estudos para a docência em Artes Visuais. Revista Apotheke, v. 8, p. 188-199, 2022.

SILVA, T. G. [Entre paisagens]: do ateliê às pesquisas acadêmicas. Criar Educação Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 7, p. 117-130, 2018.

SILVA, T. G.LAMPERT, J. Reflexões sobre a Abordagem Triangular no Ensino Básico de Artes Visuais no contexto brasileiro. REVISTA MATÉRIA PRIMA, v. 5, p. 88-95, 2017.

SILVA, T. G. Ensaio sobre a escrita: os caminhos de uma dissertação. Palíndromo (online), v. 9, p. 75-80, 2017.

SILVA, T. G. Entrevista com Ana Mae Barbosa. Revista Apotheke, v. 3, p. 146-156, 2016.

SILVA, T. G. Antotipias: entre desaparecimentos e transições (Ensaio Visual). Revista do Colóquio de Arte e  Pesquisa do PPGA-UFES, v. 6, p. 89-97, 2016.

SILVA, T. G. Rotina de artista-professora-estudante em um quarto-ateliê-sala de aula. In: Seminário Ibero Americano Sobre o Processo de Criação nas Artes - Arte e tempos de pandemia, 2020, Vitória, ES. Arte e tempos de pandemia : anais do X Seminário Ibero americano sobre o Processo de Criação nas Artes. Vitória, ES: EDUFES, 2020. v. 1. ed. p. 821-826.

Artigos completos publicados em congressos

LAMPERT, J. ; SILVA, T. G. Aula Ateliê: o ensino da pintura e a formação docente. In: A educação artística atrás das máscaras, no IX Congresso Internacional Matéria-Prima, 2021, Lisboa, Portugal. A educação artística atrás das máscaras, no IX Congresso Internacional Matéria-Prima, Sociedade Nacional de Belas Artes Lisboa, 19 a 21 de julho de 2021. Lisboa, Portugal: Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Faculdade de Belas-Artes, Universidade de L, 2021. p. 508-518.

LAMPERT, J.; WOSNIAK, F; SILVA, T. G. Experiência estética na formação de estudantes e professores. In: 27º Encontro Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas - Práticas e confrontações, 2018, São Paulo. Anais do XXVII Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2018. p. 2296-2309.

LAMPERT, J. ; SILVA, T. G. ; Marta Facco . A pesquisa em arte na Arte Educação: reflexões sobre 'inventações' no ateliê de pintura. In: ANPAP - XXVI Encontro Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas, 2017, Campinas - SP. Anais do XXVI Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas: Memórias e Inventações, 2017. p. 4161-4164.

SILVA, T. G.LAMPERT, J. A relevância do diário a prática artística e docente. In: ANPAP, 2015, Santa Maria - RS. 24o Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. p. 1095-1110.

SILVA, T. G.; CORREIA, S . Entre a prática educativa e artística: experiência do projeto PIBID. In: X Ciclo de Investigações PPGAV, 2015, Florianópolis. Anais X Ciclo de Investigações em Artes Visuais do PPGAV/UDESC tra.du.ção sf, 2015.

SILVA, T. G.; WOSNIAK, F. Diário de artista: estudos sobre o processo criativo. In: Jornada de Pesquisa em Arte 2015 - Edição internacional, 2015, São Paulo. Anais [da] jornada de pesquisa em Arte PPG IA/UNESP: Edição internacional: Processo Criativo. São Paulo: IA/UNESP, 2015. p. 211-220.

SILVA, T. G.LAMPERT, J. Cultura Visual e ensino da pintura: Experiência Projeto PIBID. In: XXII CONFAEB Arte/Educação: Corpos em trânsito, 2012, São Paulo.

bottom of page