Dissertação de Mestrado
[entre] imagens transitórias
Dissertação de Mestrado
[entre] imagens transitórias
Orientações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Pesquisas realizadas na Licenciatura em Artes Visuais (DAV-UDESC)
Diários e suas trajetórias na formação docente em Artes Visuais
JOVIANA JENSEN
Resumo:
O presente trabalho pretende discutir a importância do uso do diário como instrumento de estudo, trabalho e pesquisa, no decorrer da trajetória do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Por meio de registros visuais ou escritos, buscou-se, no suporte do diário, uma maior compreensão dos processos artísticos e pedagógicos do sujeito em formação, no intuito de uma contínua autoavaliação do artista e educador. Pela elaboração de estudos, planejamentos ou projetos poéticos no diário, torna-se possível a reflexão crítica sobre a própria prática docente e artística, o que permite uma ressignificação consciente da própria experiência no âmbito da arte, da escola e da vida.
Palavras-chave: Diário, Experiência, Licenciatura em Artes Visuais.
Como borboletas: o queer, a arte e o jogo
NATALIA MENDEL FABRIS
Resumo:
Em uma realidade ainda violenta para a comunidade LGBTQIA+ no contexto brasileiro, é fundamental discutirmos a presença e o acolhimento das crianças/jovens queer nos ambientes escolares. Um dos grandes objetivos do trabalho é apresentar o mundo queer ao profissional da educação e propor debates sobre como a escola recebe estes jovens e contribui para seu crescimento seguro e saudável. Analisando o jogo como um dispositivo pedagógico, este projeto se concretiza neste formato educativo. Voltado à professores e coordenadores de escolas, ele serve como um glossário que aborda temas como gênero, sexualidade, questões sociais sobre o corpo e o indivíduo queer. Ele se utiliza de imagens de dispositivos artísticos para disparar provocações e atravessamentos sobre o tema, visto a urgência e necessidade de naturalizarmos o assunto nestes espaços, visando relações interpessoais mais saudáveis e não preconceituosas.
Palavras-chave: Queer; Ensino de Artes Visuais; Jogo Educativo; Kuir; LGBTQIA+.
Escritos do corpo e da memória de uma professorartista
MARINA DE MORAES DOS SANTOS
Resumo:
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Escritos do corpo e da memória de uma professorartista” compreende uma pesquisa sobre os processos de formação na Licenciatura em Artes Visuais a partir do meu relato de experiências de atuação nos Estágios Curriculares Supervisionados. As fontes utilizadas para desenvolver esta investigação foram as memórias desse percurso. Assim, para narrar essas memórias, proponho a construção de um corpo de professorartista, que se constitui em quatro partes: Cabeça, Abraço, Coração e Memórias Vivas. As partes desse corpo contam as experiências que vivi em cada um dos quatro Estágios e apontam reflexões desenvolvidas no caminho. Ao rever essas memórias e construir outras, abordo a relevância da afetividade, do diálogo e da amorosidade na construção desse estar/ser professorartista.
Palavras-chave: Ensino das Artes Visuais. Estágio Curricular Supervisionado. Corpo. Memória. Professorartista.
Reflexões sobre o ensino da Arte Contemporânea
LEONARDO JOSÉ KOCH VIRICIMO
Resumo:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo refletir sobre o ensino de Arte Contemporânea partindo de experiências docentes do autor que ocorreram no Estágio Curricular Supervisionado IV e no projeto de Residência Pedagógica, ambas no contexto da Licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Para contextualização sobre estas experiências, elaborou-se um recorte sobre a definição de Arte Contemporânea através de autores como Arthur C. Danto (2003), Lucy Lippard e John Chandler (1968) e Cristina Freire (1999). Para elucidar a abordagem pedagógica empregada durante as experiências docentes, realizou-se um estudo teórico com base nos autores Maria Cristina Bosco (2011), Maria Cristina Pessi (2008), Ana Mae Barbosa (2017, 2010), Mirian Celeste Martins (2011, 2006) e Paulo Freire (2019). A pesquisa também estabeleceu reflexões através de um questionário realizado por meio de formulário eletrônico com três professoras atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental, que revelaram dados sobre sua formação e suas metodologias no que tange o ensino de Arte Contemporânea. Deste modo, a aparente complexidade e a visualidade múltipla da produção na Arte Contemporânea foram a questão motriz para nesta monografia refletir sobre como desenvolver este tema dentro do ambiente escolar. A construção deste trabalho direcionou à percepção de que através do ensino da Arte Contemporânea é possível desenvolver a curiosidade do educador e do educando em busca de um ensino crítico que dialoga com a sociedade em que vivemos.
Palavras-chave: Arte Contemporânea, Ensino de Arte, Formação inicial.
Álbum: memória e narrativa a partir da fotografia familiar
BÁRBARA CREMASCO NAPOLITANO
Educação? Reflexões Visuais
LARISSA MADALENA ALBALUSTRO
Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso se trata de um diário artístico, cujos desenhos foram elaborados no contexto da pandemia do Sars-Cov-2 e abordam meu processo criador diante deste cenário em relação à educação. Para tanto, optei por utilizar notícias sobre a educação veiculadas pela mídia entre 2019 e 2021 para compor o repertório de ideias, que se tornaram a base do trabalho, embora não expressem de forma direta. Contrariamente, as notícias são inspirações para os desenhos, o que de certo modo, possibilitou pensá-las como fio condutor. Notícias, ideias, esboços, frustrações, revoltas, inseguranças, indignações e tantos outros substantivos que não cabem em poucas palavras, configuram a construção deste trabalho, que se organiza entre desenhos e reportagens, totalizando 15, cada qual pertencente a um aspecto da reportagem mencionada. Os desenhos foram feitos e organizados através do programa Adobe Photoshop e se materializam como um diário de registros críticos diante de uma conjuntura de descaso político e de desumanização.
Palavras-chave: Diário artístico; Desenho; Processos artísticos; Educação.
Artes visuais e design: reflexões sobre imagens do design na educação básica
MIGUEL VASSALI
Resumo:
O presente trabalho investiga a relevância do design nas aulas de artes visuais na educação básica e de que modo os conhecimentos e práticas do design podem ser trabalhados na atuação pedagógica em vistas à construção do pensamento crítico. Para tanto, fez-se uma pesquisa quanto à história do ensino do design e sua relação com o ensino das artes visuais no Brasil. Na sequência, analisou-se a incidência do design em documentos que norteiam os projetos curriculares nacionais. A partir dessas análises identificou-se a possibilidade de trabalho com imagens do design nas aulas de artes visuais de modo reflexivo, construindo um pensamento crítico em confluência com os estudos da cultura visual. É por meio da cultura visual que as imagens do design podem ser analisadas nas aulas de artes visuais, despertando reflexões sobre a sociedade em que vivemos. Por fim, evidencio meu processo criativo enquanto professor no exercício de criar proposições pedagógicas que visam continuidades do processo investigativo.
Palavras-chave: Ensino de Artes Visuais; Imagens do Design; Pensamento crítico; Cultura visual.
Entre costuras: trajetos de uma professora-artista do ateliê à processos artísticos em torno da escola
GABRIELE A. HONÓRIO
Resumo:
Entre costuras: trajetos de uma professora-artista do ateliê à processos artísticos em torno da escola investiga o duplo professora-artista através da metáfora da costura, compreendendo tal constituição como heterogênea. O texto perpassa o ateliê de artista e a presença do ateliê na escola, refletindo sobre as relações entre os dois espaços. Além de pesquisar por obras que possuem a escola ou o ensino como matéria do processo artístico. Os pontos da costura convergem no pensamento/ação da professora-artista elencado por Jesus (2013) que juntamente a Almeida (2009) são as principais referências neste trabalho.
Palavras-chave: Professora-artista. Ateliê. Ensino de Artes Visuais. Escola. Processo Artístico.
Entre palavras: Ação Educativa em um museu de arte
MARCELLO CARPES
Resumo:
A pesquisa trata da palavra e seus desdobramentos para as possibilidades educativas, em especial no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC). Tomando a mediação cultural como prática, o Trabalho de Conclusão de Curso está organizado em três partes. A primeira diz respeito a uma proposta de escrita conversativa, a partir da obra Altruísmo Helpemo - Cápsula do Tempo da Ética Visual, de Doraci Girrulat, a elaboração textual aproxima e sugere caminhos de entendimento para a obra. Em seguida, é apresentado um planejamento e relato de experiência. A ação educativa foi proposta para o 11º Salão Nacional Victor Meirelles (SNVM), ocorrido no MASC. A terceira parte envolve a elaboração de uma série de verbetes, direcionados para termos importantes presentes no trabalho.
Palavras-chave: Mediação Cultural, Museu de Arte, Palavra, Verbete.
Fazeres especiais: memória, arte e docência
MÔNICA DA SILVA PEDRINI
Resumo:
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Fazeres especiais: memória, arte e docência” estabelece diálogos com as memórias e produções das mulheres de minha família e tem por objetivo salientar a importância e o pertencimento do artesanato na arte, bem como, enfatizar sua potência no ensino de artes visuais na educação básica. Partindo do conceito de fazeres especiais, formulado pela autora Ivone Mendes Richter (2008), e de entrevistas com minhas avós, discorro sobre minhas memórias relacionadas aos lares familiares, lugares repletos de artesanatos. Ancorada na perspectiva da Cultura Visual, e em conversa com autores como Belidson Dias (2011), Raimundo Martins e Irene Tourinho (2011), analiso o desvalor presente na dualidade arte/artesanato. Ressalto, também, a importância das técnicas manuais, que se fazem presentes tanto na geração de renda familiar quanto no cenário da arte contemporânea. Por fim, relato minhas experiências e práticas artísticas durante a pandemia de COVID-19, e como elas se desdobraram em um projeto de estágio docente realizado com a turma 211 do curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis. Assim, partindo de entrevistas, diálogos com autores e experiência docente, reafirmo a importância do artesanato como forma legítima de arte, o qual desenvolve uma linguagem e expressão própria.
Palavras-chave: Ensino das Artes Visuais; Fazeres especiais; Artesanato; Cultura Visual; Formação inicial.
A pergunta enquanto ativação: experiência de mediação na 13ª Bienal do Mercosul
ANA ZANETTE MARCON
Resumo:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso propõe refletir acerca das concepções de mediação em arte, através da análise da sua terminologia, e da sua prática contemporânea, no papel do mediador, a partir da minha experiência como mediadora durante a 13ª Bienal do Mercosul. Através da experiência prática em mediação e seus desdobramentos teóricos, identifico a pergunta como um elemento propositor de diálogos e catalisador do pensamento crítico, estando presente tanto na reflexão teórica, quanto na ação participativa proporcionadas pelo encontro com a arte.
Palavras-chave: Mediação cultural; Arte educação; Bienal do Mercosul; Pergunta.
Sujeita a alterações: Experiência docente e o tempo na arte contemporânea
MARIA RITA QUINTINO
Resumo:
Esta pesquisa aborda como conceito central o tempo, discutindo sua percepção ao longo da história. Fundamentada em Whitrow (2005), a investigação busca compreender como a percepção e o conceito de tempo são articulados na contemporaneidade. Também busca compreender as nossas preocupações em relação ao tempo no âmbito social e pessoal, segundo Marx (2017), Adorno (1995) e Thompson (2017), relacionando-as com obras de arte contemporânea dos artistas Grupo Poro, Christian Marclay, Johanna Burke e Felix Gonzalez-Torres. Fez parte deste trabalho a criação de um objeto poético-pedagógico (um trabalho artístico) intitulado Sujeita a Alterações, um autorretrato que visa representar a passagem do tempo em camadas. A pesquisa e a criação do objeto foram compartilhados em forma de aula, em duas oficinas do Projeto de Extensão Atelier Livre, no Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Florianópolis-SC. O plano de ensino foi fundamentado em Ana Mae Barbosa (2001), bell hooks (2020), Paulo Freire (2019) e Maria Helena Wagner Rossi (2003). Ao final deste TCC, compreende-se as Artes Visuais e o seu ensino como ferramentas possíveis para retomar nosso tempo.
Palavras-chave: Tempo; Camadas; Arte Contemporânea; Ensino das Artes Visuais; Autorretrato.
Diários e cartas: a contribuição de registros no processo de formação docente inicial em artes visuais
ANANDA GUIMARÃES ALCÂNTARA
Resumo:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca discutir sobre como diários e cartas, enquanto lugares de registros, podem potencializar os processos de formação docente inicial em Artes Visuais, servindo como espaços de reflexão, organização e desenvolvimento criativo. A pesquisa parte de duas abordagens, um levantamento bibliográfico acerca dos diários e cartas de artistas e professores, e da experiência da autora ao longo de sua trajetória na graduação, principalmente nas disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado. As reflexões derivam especialmente de autores como Paulo Freire (1987, 1996, 2015), bell hooks (2020), Lampert (2016) e Figueiredo (2016), além disso, são abordadas as práticas em diários e cartas de diferentes artistas. A partir dos pontos apresentados ao longo da pesquisa, se percebe a relevância da contribuição de registros (cartas e diários) na formação docente, visto que estes possibilitam revisitar e aprofundar aquilo que é vivido na experiência docente e artística, tanto prática quanto teórica.
Palavras-chave: Ensino das Artes Visuais; Formação Docente; Diários, Cartas; Registros.
A beleza e o amor que entrevejo no caminho: construções artísticas e docentes
ISABELA WILWERT SCHUMANN
Resumo:
Esta pesquisa resulta das pinturas e desenhos que desenvolvi ao longo do meu percurso como artista visual, desdobrando-se nas histórias familiares e desabafos pessoais do período em que me encontro de gravidez e finalização do curso de Licenciatura em Artes Visuais. O texto constitui-se em um diário íntimo que objetiva abordar memória, esquecimento, rememoração, amor e o contar histórias, apoiando-se em Walter Benjamin (1987, 1995), Jeanne Marie Gagnebin (2009) e Bell Hooks (2020, 2021) como principais referenciais teóricos, e Luiza Melo, José Rufino, Rosana Paulino e Alexandre Sequeira como artistas visuais referenciais, por tratarem o tema da memória em suas obras de diferentes formas. Apresento também a construção de um material pedagógico para ser utilizado por professores(as) de artes visuais do Ensino Básico, com sugestões de perguntas, reflexões e proposições artísticas a partir dos conceitos e artistas abordados ao longo deste trabalho.
Palavras-chave: Memória; Esquecimento; Rememoração; Amor; Contar histórias.
Ateliê na escola: um encontro a partir das experiências de Estágio Curricular Supervisionado
LARA NUNES RODRIGUES
Resumo:
Esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) se trata de uma pesquisa acerca dos ateliês nas escolas, com um recorte mais específico das escolas da região da Grande Florianópolis (SC). Para tanto, parto de minha memória-ateliê, de relatos de experiências de atuação e monitoria nas disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), bem como, de entrevistas realizadas com professores da rede pública da Grande Florianópolis. Me amparo também nos escritos de Freire, mais especificamente em Pedagogia da Autonomia (1996) e Pedagogia do Oprimido (1987), traçando um paralelo entre os espaços das artes visuais na escola, horizontalidade e educação libertadora. Abordo conceitos como corpo-espaço e espaço-ateliê entendendo e estabelecendo uma relação entre os termos, e performance docente, explorando o impacto da espacialidade no corpo do professor. Através dos relatos, entrevistas e teorias - criadas e articuladas, é estabelecido um diálogo buscando aproximações e afastamentos com as minhas inquietações enquanto docente em formação. Ademais, busco conceitualizar um ateliê amparada em Zordan (2019) e entender a sua importância pedagógica e demais questões que permeiam a sua presença/ausência nas escolas.
Palavras-chave: Estágio Curricular Supervisionado; Ateliê; Arte-educação; Espaço; Escola.
O artesanato no ensino de artes visuais
GUSTAVO EGER SAWADA
Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo investigar o artesanato e sua presença no ensino de artes visuais na educação básica. Para isso, traçamos um histórico ocidental da separação entre arte e artesanato, refletindo sobre sua conceituação e seu espaço para o contexto contemporâneo do campo artístico. Em sequência, uma análise dos documentos norteadores do ensino, do âmbito nacional ao municipal (tendo enquanto recorte o município de Florianópolis/SC), permitiu observar a presença e a forma com que os currículos abordam o tema. Utilizando as autoras Ana Mae Barbosa e Ivone Mendes Richter, articulamos a análise dos documentos com os conhecimentos acerca do ensino em artes visuais. Por meio dessa articulação partimos para uma análise dos materiais pedagógicos distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) aos estudantes, seguindo um recorte dos anos finais do ensino fundamental nas escolas estaduais de Santa Catarina, observando a correlação entre o conteúdo presente nos materiais, a conceituação histórica do termo artesanato, os objetivos estabelecidos pelos documentos norteadores, e as indicações teórico-práticas das autoras trabalhadas. Dessa forma, ressaltamos a importância da formação inicial dos professores de artes visuais e sua relação com os conhecimentos capazes de suprir as demandas curriculares. Além disso, destacamos a autonomia, o pensamento crítico e a criatividade na articulação dos conteúdos, objetivando a valorização da arte e cultura humana na formação dos indivíduos no ensino básico.
Palavras-chave: Ensino de Artes Visuais; Artesanato; Currículo; Livros Didáticos.